Pular para o conteúdo principal

Ho'oponopono



Ho'oponopono:
o sistema havaiano de auto cura...
...que cura o mundo também


Introdução

Há mais de trinta anos atrás, no Havaí - no Hospital Estadual do Havaí - havia uma enfermaria especial, uma clínica para os criminosos mentalmente doentes. Pessoas que haviam cometido crimes extremamente graves foram designadas para lá porque tinham um transtorno mental muito profundo ou porque precisavam ser verificados para ver se eles eram suficientemente sãos para serem julgados.

Eles tinham cometido assassinato, estupro, sequestro ou outros crimes.

De acordo com uma enfermeira que trabalhava lá naqueles anos, o lugar era tão sombrio que nem mesmo a tinta podia ficar nas paredes, tudo estava decadente, terrível, repulsivo. Nenhum dia passaria sem um paciente-preso atacando outro preso ou um membro do pessoal. As pessoas que trabalhavam lá estavam tão assustadas que caminhavam perto das paredes se viam um preso entrar em um corredor, apesar de estarem todos acorrentados o tempo todo, pois, mais de uma vez, isso não iria impedir uma agressão.

Os internos nunca eram trazidos para fora para tomaro ar fresco por causa de sua atitude incansavelmente ameaçadora.

A escassez de pessoal foi uma ocorrência crônica. Enfermeiros e outros funcionários preferiam estar de licença, na maioria das vezes, a fim de não enfrentar um ambiente tão depressivo e perigoso.

Um dia, um psicólogo clínico recém-nomeado, um Dr. Stanley Hew Len, chegou à ala. As enfermeiras reviraram os olhos, preparando-se para um outro sujeito que iria insinuar-lhes novas teorias e propostas para corrigir a situação horrível, que iria embora assim que as coisas se tornassem desagradáveis, em geral um mês depois.

No entanto, este novo médico não faria nada parecido. Na verdade, ele não parecia estar fazendo nada em particular, exceto entrar e estar sempre alegre e sorridente, de uma forma muito natural e relaxada. Nem mesmo chegava cedo pelas manhãs.

De vez em quando ele pedia os arquivos dos presos. No entanto, nunca tentou vê-los pessoalmente. Aparentemente, ele apenas se sentava em um escritório, olhava para os arquivos e contava aos membros da equipe que lhe perguntavam, sobre uma coisa estranha chamada Ho'oponopono.

Pouco a pouco as coisas começaram a mudar no hospital. Um dia alguém tentou novamente pintar as paredes e elas realmente ficaram pintadas, tornando o ambiente mais agradável.

Os jardins começaram a ser cuidados, algumas quadras de tênis foram reparadas e alguns prisioneiros, que até então nunca tinham sido permitidos de sair, começaram a jogar tênis com a equipe. Outros prisioneiros não eram deixados mais algemados, ou recebiam medicamentos farmacológicos menos pesados. Mais e mais, obtiveram permissão para sair sem causar problemas para os funcionários do hospital.

No final, o atmosfera mudou tanto que os membros da equipe não queriam mais se mudar de lá. Na verdade, mais pessoas do que o necessário desejavam agora trabalhar lá. Prisioneiros começavam, gradualmente, a serem liberados. Dr. Hew Len trabalhou lá por quase quatro anos. No final, só restavam alguns reclusos que foram transferidos para outro lugar e a clínica para os criminosos mentalmente insanos teve que fechar...





O que é

O Ho’oponopono é um sistema de cura, de resolução de problemas e de transformação. 
Trata do perdão, do amor e de tomar responsabilidade pelas nossas vidas. É um método ancestral havaiano para sanar problemas e restabelecer a identidade divina.

O Ho’oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Kahuna. É o nome que o empresário/pesquisador americano Max Freedom Long deu à sua versão do espiritualismo dos povos antigos do Havaí.

O Ho’Oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O processo diz essencialmente respeito à libertação, à completa liberdade em relação ao passado.

Há duas técnicas de Ho’Oponopono
- interpessoal ou tradicional que requer a participação de todos no processo de reconciliação, da solução de problemas.
- intrapessoal, ou Identidade Própria, outra técnica onde você se comunica diretamente com a Divindade.

O Ho’Oponopono Intrapessoal parece ser mais eficiente. Foi resgatado e atualizado de antigas tradições Huna pela senhora Morrnah Nalamaku Simeona.


Morrnah Nalamaku Simeona
( *1913 Honolulu - +1992 Alemanha)

Detenedora dos segredos ancestrais - “Kahuna Lapa'au” ou sacerdotisa curadora, que ensinou a versão atualizada do Ho’oponopono em todo os Estados Unidos, Ásia e na Europa. 

Ela mesclou a antiga técnica com seus conhecimentos cristãos/evengélicos que recebeu. 

O Dr. Len aprendeu com ela, tornando-se seu ajudante (por dez anos) e sucessor e divulgador do processo.

A Sra. Simeona foi considerada um tesouro vivo do Havaí em 1983 pela Hongwanji Mission of Honolulu e pelo Legislativo do Estado do Havaí.

No Brasil, o conhecimento da técnica se deu pelo livro“Limite Zero” do Dr. Joe Vitale (escritor americano) e do próprio Dr. Hew Len.





Preceitos do Ho'oponopono

Eu opero a minha vida e meus relacionamentos de acordo com os seguintes insights:

1. O universo físico é uma realização dos meus pensamentos.
2. Se meus pensamentos são cancerosos, eles criam uma realidade física cancerosa.
3. Se meus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física transbordando AMOR.
4. Eu sou 100% responsável por criar meu universo físico como ele é.
5. Eu sou 100% responsável por corrigir os pensamentos cancerosos que criam uma realidade doente. 6. Não existe lá fora. Tudo existe como pensamentos em minha mente.



Como praticar o Ho’oponopono 

Aqui entenderá por que o intelecto não dispõe dos recursos para resolver problemas, ele só pode manejá-los. E manejar não resolve problemas. Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus, a Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias. Você assim neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço vagado é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, nem sua origem. No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus: “Divindade limpe em mim o que está contribuindo para este problema.” Então use as frases desta seqüência: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.” várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar. Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo. Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar. “Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino. “Sou grato” é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos. A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terás a resposta quando completamente limpo. Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é auto cura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

Não existe regra em relação à ordem das frases. Use a seqüência com qual se sentir melhor, a que estiver mais em sintonia com o seu momento. Pode usar uma ou duas, geralmente só “Te amo” já resolve. O aspecto principal é que estamos aprendendo a nos relacionar com nossa Mente Subconsciente, conhecida na tradição havaiana como o Unihipili. Ele é responsável pelas memórias, ele as recebe e armazena, repetindo-as conforme sua programação. É ele que devemos aprender a amar, pedindo perdão pela falta de consideração e comunicação. Existem detalhes sobre suas características que não são necessárias serem abordadas aqui, mas são explicadas e ilustradas mais adiante em um texto do Dr. Len. O importante é saber que nos integramos com a nossa Mente Subconsciente ao pedir a Divindade para limpar as memórias que se repetem, que geram os conflitos, os problemas, os bloqueios de energia, que resultam em doenças, psíquicas e físicas. Pense as frases em todos os momentos no seu dia a dia, isso o manterá com uma atitude vibrante de bem-estar e compreensão, em relação á qualquer coisa que se manifestar para você. Antes de sair de casa, peça a Deus para; “limpar o que há em mim o que possa ser a causa de algum conflito ou problema no caminho do trabalho,” (como exemplo).


Dr. Hew Len, o professor do sistema de cura Ho'oponopono

Durante seu dia, ao sentir qualquer mal-estar, ou sentimento ruim, que lhe traga alguma recordação, ou não, se ligue nesse sentimento “ruim” e peça a Deus para limpar as memórias que estão o gerando. Uma frase muito útil é pensada assim; “Amo vocês minhas memórias! Sou grato pela oportunidade de libertar vocês e a mim!” Siga com as frases (ou frase) pelo tempo que quiser. A mudança é marcante. Em situações difíceis, onde você pode se sentir desamparado (ou desamparada), quando seu emocional está em desequilíbrio e os pensamentos fluem desordenadamente gerando mais aflição, faça a oração de Morrnah. Oração que abrange tudo e todos, um verdadeiro bálsamo espiritual:







Oração

“Divino Criador, pai, mãe, filho em um... 
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofenderam, à sua família, 
parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, 
atos e ações do início da nossa criação até o presente, 
nós pedimos seu perdão... 
Deixe isto limpar, purificar, liberar, cortar todas as lembranças, 
bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias 
indesejáveis em pura luz... 
E assim está feito.” 

Morrnah Nalamaku Simeona Criadora do Ho’oponopono Identidade Própria



Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias em comum que compartilhamos com outras pessoas. O intelecto não tem a capacidade de assimilar e avaliar toda a informação que se apresenta em relação a qualquer problema, portanto não sabemos o que realmente está acontecendo em momento algum. Quando dizemos para a Divindade “Se há algo em mim acontecendo que estou vivenciando as pessoas de um determinado modo, eu quero liberar essas coisas”, ao se soltar essas coisas, mudamos nosso mundo interno, e isso em contrapartida faz com que o mundo inteiro mude.

Dr. Len: “Decisões são tomadas para nós antes de nós decidirmos tê-las, isso porque sempre existem milhões de memórias inconscientes nas nossas Mentes Subconscientes, e são essas memórias que tomam as decisões por nós. E como não estamos cientes dessas memórias, precisamos falar com a Divindade, que está ciente delas, e só a Divindade pode cancelá-las.”. Então, de momento a momento, praticando o processo Ho’oponopono, estamos cancelando as memórias na nossa Mente Subconsciente ao dizer para o Divino: “Não sei por que estou vivenciando isso, mas se tenho um problema em comum com estas outras pessoas, eu gostaria de reparar isso.”. 

De acordo com o Dr. Len; “Ho’oponopono é sobre se entregar e confiar, por que resultados são trabalhos do intelecto. Expectativas são somente memórias se repetindo, e nada na vida acontece acidentalmente. É a Divindade que está orquestrando os eventos, e nosso trabalho é estar em paz.”. “Se insistirmos em determinar metas precisamos estar sempre limpando para aceitarmos se soltar e permitir que nossa vida siga no caminho que é para ser seguido.” “Se somos inflexíveis, e temos nossa mente em somente uma meta, perderemos as muitas oportunidades (Inspirações) que provém do Divino.”. Dr. Len: “É imperativo se realizar que a pessoa que pratica o processo Ho’oponopono não está curando, e sim, que o Ho’oponopono é o processo de se permitir que a Divindade, que criou tudo e sabe de tudo, cancele as memórias que vivenciamos como problemas”. “O que estamos fazendo com o limpar do Ho’oponopono é colocando tudo de volta na sua ordem natural. Se estamos preparados para ser 100% responsáveis em primeiro lugar, e chegamos a 100% de paz com nós mesmos, tudo se alinha perfeitamente consigo mesmo e a Divindade.”. 

O Dr. Len diz que; “Somos todos Seres Divinos, mas a mente só pode servir um mestre de cada vez. Pode servir as memórias repetindo os problemas, ou pode servir a Divindade que são as Inspirações.” “O intelecto tem esta escolha: pode funcionar comandado pelos problemas, ou pode funcionar comandado por Inspiração.” “Devemos ficar de olho em ter expectativas em nossa vida. O limpar não tem nada a haver com expectativas. Não estamos limpando para salvar a vida de alguém. O porquê estamos limpando é para acontecer pacificamente o que é perfeito e correto em nossa vida.” “A limpeza é feita para conseguirmos as circunstâncias perfeitas e corretas para nós”. Mas não sabemos quais. Só o Divino sabe. A limpeza do Ho’oponopono é profunda por que estamos lidando diretamente com o Divino, e o Divino é perfeito no seu trabalho.”. “Nós não podemos dizer para a Divindade quais resultados queremos com nossa limpeza”. Nossa única responsabilidade é dizer “Sinto muito e me perdoe”. A responsabilidade da Divindade é o que for. “O processo Ho’oponopono só precisa de uma pessoa: ‘A Paz começa comigo, e com ninguém mais. ’ Todos querem estar em sintonia consigo mesmo, e somente quando conseguirem poderão cumprir seu destino.” 


As Frases 

O principal é o uso das frases:

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato. 

O Ho’oponopono incessante do qual o Dr. Len fala, é mentalmente dizer estas frases, ou frase, antes e durante tudo o que se faz, e lugar que se vai. Ao reparar sentimentos aflorando, aproveite para fazer esta limpeza. Como exemplo; a pessoa sente a necessidade de emagrecer, pela força de vontade até que consegue perder peso, mas fica sempre aquela tensão, aflição, frustração, por ter o receio de engordar ou por ter engordado novamente. Limpando-se em cima desses sentimentos faz-se com que o programa interno, guardado na Mente Subconsciente, responsável pela pessoa estar acima do peso seja eliminado. O mesmo para quem quer parar de fumar, toda vez que perceber a vontade de fumar faça a limpeza com as frases, ou frase, peça a Divindade para limpar as memórias/programas responsáveis por aqueles sentimentos. Agora, não limpe visando o resultado de perder peso ou parar de fumar. Peça a Divindade para limpar o sentimento desconfortável em relação a aquela condição ou hábito. Isto sim. Deixe a Divindade lhe proporcionar o bem.    




Créditos:
Ho’oponopono - O E-Book © 2007 Crescent Ltda. editado por Al McAllister, com textos e ilustrações do próprio, e de várias fontes:
www.hooponopono.org Copyright © 2007 The Foundation of I, Inc. (Freedom of the Cosmos)
www.zerolimits.info Copyright © Joe Vitale www.newsforthesoul.com
www.whatishooponopono.com Copyright © Saul Maraney - 2007. All Rights Reserved

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário de Raios dos Mestres Ascensionados

Para aumentar: clique na imagem e dê um Control + Qual seu Raio Cósmico? O plano cósmico está dividido em Sete Raios principais e cada ser humano possui afinidade maior com as características, inclinações e aptidões com outros que pertence ao mesmo raio. Cada indivíduo possui habilidades, talentos e qualidades que se afinam com determinado Raio. Por esta razão tendem a se identificar e gostar mais de pessoas, profissões, lugares, que se afinem com a mesma vibração.  Os Sete Raios e seus Diretores são: Primeiro Raio: Chama Azul Mestre Ascensionado: Mestre El Morya Representações : vontade de Deus, proteção, fé e poder. Características  das pessoas afinadas com o primeiro raio:  liderança, chefia, grande capacidade de ação, energia ilimitada. S egundo Raio: Chama Dourada Mestre Ascensionado: Mestre Lanto Representações : sabedoria, harmonia, iluminação superior. Características  das pessoas afinadas com o segundo raio:  ensino, doutrinação com compreensão,

A CRUZ AKÁSHICA

A CRUZ AKÁSHICA Técnica de Aterramento - Alinhamento - Conexão Esta técnica facilita o processo de acesso aos Registros Akáshicos e deve ser utilizada no momento meditativo que antecede este acesso, em que se deseja aterramento, alinhamento e conexão. A Cruz Akáshica, canalizada através dos Registros Akáshicos, representa o homem e suas conexões, sendo a estrutura em Cruz o próprio corpo humano. Traçar o sinal da cruz como descrito: Em nome do Pai da Mãe do Filho e do Espírito Santo Descrição: O PAI Acima - Deus - Cosmos - Princípio Criativo - Masculino - Cabeça Chakras Superiores - Chakras Transcendentais A MÃE Abaixo - Mãe Terra - Gaia - Raízes - Princípio Receptivo - Feminino - Pés - Chakras Inferiores - Chakras da Terra O FILHO Nós - Ego - Fisicalidade - Matéria - Integração - Centro do Amor - Coração -  Chakra Cardíaco O ESPÍRITO SANTO Os Mestres Ascensionados - A Divindade - O Eu Superior - A Fé - A Cura - O Amor Incond

Palestra com Ativação: Os Arcturianos e os Registros Akáshicos

  OS ARCTURIANOS E OS REGISTROS AKÁSHICOS O que os Arcturianos tem a ver com os Registros Akáshicos? No acesso aos Registros nos deparamos com muitos processos de cura e libertação de fractais. A tecnologia arcturiana tem se demonstrado muito poderosa em vários trabalhos realizados nos acessos aos RA. Segundo Edgar Cayce, a quem atribuímos o próprio termo “Registros Akáshicos”, “Arcturus é a civilização mais elevada da nossa galáxia”. Saiba mais sobre o trabalho amoroso e poderoso realizado pelos arcturianos junto aos terapeutas e leitores akáshicos. Sintonize-se nesta frequência e potencialize seus atendimentos!